sexta-feira, 1 de abril de 2011

Listas ou Nick Hornby aplicado à filosofia.

Que livros ler? Eu achava que era melhor ler qualquer coisa que nada, mas tive que mudar de idéia. Essa é uma lista, pessoal e idiossincrática, do que é importante ler para fazer filosofia.

Alunos de filosofia vão estudar filosofia e não conhecem história e ciência, nem arte. Cultura geral ampla é fundamental pra tudo, quanto mais pra filosofia.
História das civilizaçoes, do MCnall Burns ou do Maurice Croizet.
Se você acha que civilização é uma coisa européia, branca, masculina, de mortos, experimente a barbárie, que é a alternativa, e não o mundo do Rousseau, como alguns acham.

História da arte do Gombrich ou do Jansson
Sobre ciência: Os Sonâmbulos, do Arthur Koestler. O Marcelo Gleiser chupa esse livro no Dança do universo. Leia o original.
Do mundo fechado ao universo infinito. Do Alexandre koyré. Não consegui largar depois da primeira página, e foi um dos primeiro livros que eu estudei seriamente, e não me arrependo.
Uma breve história de quase tudo, do Bill Bryson. Uma história muito bem escrita, e atual, da ciência.

Leia uma boa história da filosofia. Leia inteira, no primeiro semestre, fiche tudo, e depois nunca mais use. Chauí, Durant, Reale, não são boas histórias da filosofia. Windelband é. O compêndio de filosofia do Tsui-james e Bunin também é bom.

Bem, pré-socráticos: Kirk e Raven, o Burnett, (Aurora da filosofia grega) embora antiquado e desatualizado, não faz nenhum mal e é bem claro e gostoso de ler.
Preste atenção em duas coisas: a oposição entre nomos e physys e a briga Heráclito versus Parmênides.
Os Sofistas são os injustiçados da filosofia, o livro do Guthrie dá uma boa idéia.
No próximo post, Platão e Aristóteles.


5 comentários:

  1. Putz! Ótimas dicas. obrigado e abs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post! É bom saber que alguém percebe que há muitas pessoas perdidas em relação a conhecimento entre alunas e alunos de Filosofia. Durante toda a graduação eu me deparei com gente que sabia muito de muitas coisas (ok, alguns impressionavam bem, mas outros sabiam mesmo) desde... sempre(?!) e eu não tinha quase base alguma. E alguns anos depois eu ainda tenho a impressão de que não entendo muitas coisas simples. Aproveitando o post... eu incluiria Uma Historia do Brasil - Skidmore, Thomas E, que você me indicou há um ou dois anos, para quem foi enganado na escola sobre a história do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não leio nada de filosofia faz tempo, mas vou me dedicar a ler o que você indica aqui... Imagino que esse post seja fruto de uma vida dedicada a isso, por isso vou tentar encontrar esses livros e lê´los com atenção... Quando terminar te conto...

    ResponderExcluir
  4. As Histórias da Filosofia do Anthony Kenny (existem em diversas edições, publicadas por diferentes editoras, com títulos diversos) são todas razoavelmente competentes também.

    ResponderExcluir
  5. Meu bom Mestre! CADÊ O PRÓXIMO POST????????????????????????????????

    ResponderExcluir